Dicas

7/2/2008
MILES DAVIS - THE COMPLETE ON THE CORNER SESSIONS
 

Passei esse carnaval ouvindo a caixa " Miles Davis - The Complete On the Corner Sessions", que traz 06 CDs com versões sem cortes das músicas gravadas pelo maravilhoso líder e seu bando no período de 1972 a 1975. Várias músicas foram lançadas com edições nos discos "On the Corner" e "Big Fun", e outras 12 são inéditas.

Músicos: Jack DeJohnette, Al Foster, David Liebman, Sonny Fortune, John McLaughlin, Herbie Hancock, Chick Corea, Bennie Maupin, Mtume, Pete Cosey, Michael Henderson, Badal Roy, Billy Hart, etc.

Nestas dicas, você deve ter reparado, eu já recomendei alguns outros discos de Miles Davis. Mas não dá pra evitar, a obra do genial trompetista é vasta, rica e variada. E se o CD é bom, eu faço questão de compartilhar, não importa de quem seja.

O clima hipnótico que caracteriza essas sessions e o swing geral foram a razão de eu ter ouvido todos os 06 CDs num curto espaço de tempo e ainda ter repetido várias vezes alguns deles. E, na minha opinião, o baixista Michel Henderson é um dos responsáveis por esse clima, com seus ostinatos mântricos, swing incorruptível e timbre gordo.

Os solos são quase sempre sobre estruturas simplíssimas de apenas um acorde. Mas os solistas e o clima fazem essa idéia soar longe, mas muito longe de se parecer com as tais "groove sessions" que rolam em alguns bares da moda aqui em Sampa. Seria legal essa rapaziada formar um repertório um pouco mais abrangente, aprender a tocar na forma e no tempo, pra depois poder fazer música (de fato) sobre um acorde só.

Ok, voltando ao disco...

Em todos os solos de Miles Davis encontra-se um swing insuportável e "rimas" emocionantes. David Liebman também quebra tudo - pra mim a melhor fase dele. O guitarrista Pete Cosey também vale ser ouvido; é bem louco e se arrisca ao máximo, além de se integrar à cozinha de forma bem musical.

Descole essa caixa e tenha boas sessões de hipnose!

Abraço,
Michel Leme

<< Voltar