Dicas

10/4/2008
JAKI BYARD - THE JAKI BYARD EXPERIENCE
 

Conheci o som de Jaki Byard - pianista que só há pouco descobri ser multiinstrumentista - num vídeo do sexteto de Charles Mingus. Chapei logo de cara e passei a procurar pelas outras gravações dele. É um pianista fantástico, com forte influência de Art Tatum e predileção pelo inusitado. Um músico inspirador.

Esse disco tem Rahsaan Roland Kirk nos saxes (às vezes dois de uma vez, uma de suas marcas registradas), Alan Dawson na bateria e Richard Davis no baixo. Timaço!

O disco começa com "Parisian Thoroughfare" (Bud Powell), com intro e final geniais e solos fantásticos de Roland Kirk (que começa com o sax soprano e termina com o tenor), Byard e Davis. Espontaneidade até o osso!

A segunda faixa, "Hazy Eve", é duo muito bonito de Byard e Davis. Depois vem "Shine", de clima gospel e levada funkeada. Em seguida vem "Evidence" (Thelonious Monk), na qual Kirk faz um solo ridiculamente bom utilizando respiração circular em vários momentos. Impressionante.

Em "Memories of You" (Eubie Blake) está um dos melhores momentos do disco: um duo de Kirk e Byard. Belíssimo, emocionante e extremamente musical - repare Jaki Byard usando e abusando de sua influência de Art Tatum.

O disco fecha com a swingada "Teach Me Tonight", com malandragem generalizada...

Procure pelos sons desses caras, vale muito.

Abraço e até a próxima dica!
Michel

<< Voltar