Dicas

7/1/2009
THAD JONES & MEL LEWIS - NEW LIFE
 

Ouvi esse disco pela primeira vez há uns vinte anos, ainda em vinil, e lembro-me de que, mesmo conhecendo quase nada desse som na época (o dito 'jazz'), fiquei impressionado com a riqueza e inteligência dos arranjos, com o swing e pressão da banda, além das melodias memoráveis das composições. Nesse final de 2008, voltei a ouvir o disco (agora em CD) e o fiz por várias e várias vezes.

Thad Jones (1923-1986) - irmão dos célebres Hank e Elvin Jones - trompetista, compositor e arranjador, uniu-se ao swingadíssimo baterista Mel Lewis (1929-1990) em 1965, formando a Thad Jones & Mel Lewis Orchestra. Essa combinação fantástica fez história na música como uma das mais originais e respeitadas big bands.

"New Life" é um disco de 1977 dedicado a Max Gordon, proprietário do lendário Village Vanguard, onde a big band toca até hoje (que eu saiba) todas as segundas-feiras. O disco começa com "Greetings and Salutations", um blues em C funkeado e muito bom de tocar, com um belo solo de Frank Foster (sax tenor). Em seguida, vem "Love and Harmony" com uma belíssima melodia e uma intro não menos bela. "Little Rascal On a Rock" é a terceira faixa, swingada e com belos solos de George Mraz (baixo) e Pepper Adams (sax barítono). "Forever Lasting", bonita e funkeada, precede a balada "Love To One Is One To Love".

Em "Thank You", balada muito bonita, vem um dos mais inesquecíveis momentos do jazz, pelo menos para mim e alguns outros amigos músicos: a entrada do solo de Pepper Adams... Um verdadeiro tsunami sonoro, um dos maiores exemplos de (perdoem-me a expressão) "pau-durescência" musical de que se tem notícia... Fantástico! Ouça e me diga depois.

"Cherry Juice", um 4/4 swingadíssimo e com arranjo sensacional, fecha o disco com chave de ouro.

Também gosto muito do disco "Consumation", que traz clássicos como "A Child is Born", "TipToe" e "Us". Outro muito bom, que tem uma participação inominável de Joe Henderson (sax tenor), é "Basle,1969". Procure ouvir Thad Jones & Mel Lewis Big Band, uma das mais profundas experiências na arte da big band.

Tenham um maravilhoso 2009!!!!!!!!!!!
Abração,
Michel

<< Voltar