Dicas

10/5/2004
CD - SONNY ROLLINS - ALL THE THINGS YOU ARE (1963/1964)
44.jpg  

Também encontrado com o título de "Sonny meets Hawk", este CD é muito bom! Primeiro porque tem o Sonny Rollins tocando com seu ídolo e maior influência como saxofonista: o grande Coleman Hawkins. Segundo porque os solos são únicos e de grande Sabedoria, uma aula de Música.

Tem standarts como "Just Friends", "All the things you are", "Lover Man", etc. Você vai notar como o Sonny Rollins toca no seu limite, coisas totalmente malucas e inusitadas, não usuais no "jazz", sem "lick" nenhum, e sempre, é claro, "contando a história" com clareza. Do outro lado o Coleman Hawkins, sem "meias palavras" também, só que bem diferente do Rollins, mais direto e "bravo".

Uma boa oportunidade, pra quem não conhece, de conhecer seu estilo. Tem gravações por aí do Coleman Hawkins (1904-1969) datadas desde da década de 30! É um músico histórico e um puta improvisador! O Sonny Rollins é vivo e está quebrando tudo ainda, desde a década de 40...

Sempre ouvi e admirei o Sonny Rollins, que me influenciou muito, principalmente na liberdade do tocar, tocar o que realmente se está afim, sem medo, sem auto-censuras babacas do tipo "mas isto não é uma frase de jazz!", ou seja, tocar sem "passar a mínima vontade"!

Quando ouço Música procuro ouvir fontes das mais variadas e distantes da guitarra; Recado pra você ,que é guitarrista: ouça Música vinda de outros instrumentistas, como: saxofonistas, vibrafonistas, bateristas, clarinetistas, trompetistas, percussionistas... Isso leva você a tocar de outro jeito, a considerar outras possibilidades... Enfim, a Música não vem só de outros guitarristas! Aí você corre o risco de virar uma cópia e fica feio, né?

Voltando ao CD: Nessa gravação em especial acho muito legal o grande contraste (harmonioso) entre os dois saxofonistas e só a viagem do Sonny Rollins já vale o ingresso!

Tenha um bom mês!!!
Michel Leme

<< Voltar