Dicas

10/9/2004
CD - MICHEL PETRUCCIANI – SOLO LIVE
 

Michel Petrucciani, pianista francês, viveu apenas 36 anos. Nasceu em 1962 e faleceu em 1999 por complicações de uma doença grave que dificultou o crescimento do seu corpo (tinha cerca de um metro de altura). A doença não dificultou seu crescimento musical obviamente: sua Música era maravilhosa; ele era um virtuose; compositor de temas belíssimos; tocava com o coração.

Tocou e gravou com: Clark Terry, Charles Lloyd, Wayne Shorter (no disco "Power of Three", maravilhoso, com Jim Hall na guitarra), Roy Haynes, Stephane Grappeli, Tony Williams (no disco "Marvellous", também muito bom, com Dave Holland no baixo e um quarteto de cordas!), entre muitos outros.

Este Cd, "Solo Live" foi gravado em 1997 em Frankfurt e tem músicas maravilhosas de várias fases da carreira dele: A primeira é uma das minhas preferidas, "Looking Up". Inclusive tem um especial de tv em que ele toca essa música no terraço de prédio em Nova Iorque e faz um improviso lindo, emocionante.

Depois tem outras composições dele como "Home", que tem uma harmonia belíssima; "Brazilian Like", um tema bom de tocar; "Little Piece in C" e "She did it again" dois temas rápidos, que ele toca com um puta 'swing' ; tem também "Caravan" (com um puta improviso) e "Take the 'A' train" de Duke Ellington (esta última num medley, junto com "She did it again"); e tem até "Besame Mucho", que ele gravou algumas vezes durante sua carreira.

Shows Solo são fascinantes, em qualquer instrumento, não só no piano. Por exemplo, tem um show solo do Sonny Rollins (tocando sax tenor) que tem 45 minutos, mas parece que ao final só se passaram uns 15! Outro exemplo são os discos 'Virtuoso' que o Joe Pass gravou, quebrando tudo na guitarra.

Tem também peças de compositores clássicos pra instrumentos desacompanhados: desde os conhecidos 'Caprichos' de Paganini, até as 'Três peças para clarinete solo' de Stravinsky (que, aliás, é um absurdo! ), só pra citar dois exemplos. Vale a pena conferir e, se você é músico, se imaginar nessa situação: Você, seu instrumento e o púbico, durante uma hora. É um belo desafio...

Voltando ao Cd desse mês: "Michel Petrucciani Solo Live" é emocionante, como toda a Música desse maravilhoso pianista e compositor.

Bom mês, com muita Saúde e Som!!!
Michel Leme

<< Voltar