Dicas

10/11/2004
CD - JOE HENDERSON – SO NEAR, SO FAR
 

Joe Henderson, saxofonista norte-americano, viveu de 1937 a 2001. Começou a gravar em 1963. Fez um monte de discos maravilhosos, entre eles: Page One; Four; Inner Urge; Multiple; Lush Life; Big Band; etc.

Era dono de uma sonoridade inconfundível, além de ser um verdadeiro improvisador e virtuose. Gravou com Freddie Hubbard, Herbie Hancock, Chick Corea, Grant Green, e um monte de outros.

Estava lembrando de uns vídeos que tenho dele tocando também que são muito bons: um vídeo com o Chick Corea, Lenny White e Stanley Clarke, acho que de 1980; e um vídeo chamado "Paris Reunion" com Nat Adderley, Woody Shaw, Idris Muhammad (os outros caras não lembro o nome), em que ele manda solos "ridículos"! Tem um solo dum blues lá que 'vale o ingresso'...Maravilhoso.
Bem, vamos ao cd "So near, So far":

Esse disco traz, na grande maioria do repertório, composições de autoria do Miles Davis (com quem o Joe Henderson tocou na década de 60 em algumas datas). Uma homenagem ao recém-falecido trompetista e músico revolucionário (o cd é de 1992, um ano depois da morte do Miles).
Tem músicas como "Miles Ahead", "Joshua", "Swing Spring", "Pfrancing (no blues)", entre outras.

Quem toca: Joe Henderson no sax tenor, John Scofield na guitarra, Dave Holland no baixo e Al Foster na bateria.
Bom, nem precisa dizer que o líder do quarteto detona! Swing infalível, momentos de virtuosismo impressionante, idéias maravilhosas, frases com impressionante "aerodinâmica" !!! Digo aerodinâmica porque não tenho um termo melhor pra descrever...Ouça e veja se concorda comigo!

Repare também no John Scofield acompanhando! Quebrou tudo nesse cd.
A cozinha é de luxo: Al Foster com Dave Holland...O solista está sempre "na cara do gol"!
Além disso, as músicas são 'standarts', isso é velhas conhecidas dos músicos. Aí tudo fica mais natural, com todos tocando à vontade...

Acho muito legal ouvir um grande improvisador como, por exemplo, o Joe Henderson tocando um blues em F, ou um "Rhythm Changes", ou mesmo um tema de, basicamente, um acorde só. É uma verdadeira aula de música (sei que já usei esse termo em outras dicas aqui no site, mas é uma aula!).

É isso aí, amigos! Tentem achar esse cd (acho que saiu nacional, inclusive) e tenham um maravilhoso mês de novembro!!!

Abraço,
Michel

<< Voltar