Dicas

14/3/2005
CD - TONINHO HORTA - TONINHO HORTA (1980)
 

Lindo cd do grande Toninho Horta!  

Lançado originalmente em 1980, foi remasterizado e relançado pela Odeon, numa série comemorativa de 100 anos. Série que, aliás, tem muita coisa boa, além desse Cd. Vá atrás! 

Bem, o Cd tem participação de Raul de Souza, Wagner Tiso, Pat Metheny, Robertinho Silva, e muitos outros músicos.

Minhas faixas favoritas: "Aqui, oh!", "Saguin", "Caso antigo" (com um lindo solo do Raul de Souza), "Bons amigos", "Vento", "Prato feito" e "Manuel, o audaz" (essa é o 'hino' do Toninho, juntamente com "Beijo Partido"). 

Ele canta, toca guitarra, violão, e até piano em "Saguin". As músicas e os arranjos são lindos, as harmonias são belíssimas... Todo Cd é um desfile de bom gosto. Conheça (você que não conhece) outros discos do Toninho, como "Moonstone", "Diamond Land", "Terra dos Pássaros", "Durango Kid" e outros. Vale ouvir! 

Certa vez, fui a um workshop dele no Souza Lima. Ele tocou umas três horas, no mínimo! Uma música mais linda que a outra e uma impressionante intimidade com o violão: um timbre lindo, swingue impecável, enfim, foi uma tarde inesquecível. 

Outra vez que tive contato com o Toninho, foi no Festival de Música de Ourinhos em 2004 (tem umas fotos aqui no site). Toquei com ele pela primeira vez quando fizemos um som na minha sala de aula.

Tocamos um 'Footprints' (do Wayne Shorter), e ele quebrou tudo! Depois, à noite, ele me chamou pra tocar o "Beijo Partido" no show do teatro, junto ao Ronaldo Silva na percussão. Uma grande emoção... Depois, ainda foi todo mundo pro bar da 'canja' tocar até a madrugada. Maravilhoso! 

Na minha opinião, os mestres da guitarra brasileira (e do violão) são: Heraldo do Monte, Hélio Delmiro, Arismar do Espírito Santo e Toninho Horta!  

Um maravilhoso mês de março pra todos!!!

<< Voltar