Dicas

6/4/2005
CD - IGOR STRAVINSKY - SACRED CHORAL WORKS
 

Esse belo cd começa com a "Missa" do genial compositor russo, que foi composta de 1944 a 1948.

A formação é côro e orquestra (reduzida, com dez instrumentos apenas).

De acordo com o próprio compositor: "Não foi composta para as salas de concerto, mas, sim, para ser usada nas igrejas. É litúrgica e quase sem ornamentos."

É uma peça de 17 minutos (aproximadamente). Os movimentos são: 'Kyrie', 'Gloria', 'Credo', 'Sanctus' e 'Agnus Dei'.

Meus movimentos preferidos são: 'Kyrie' e 'Agnus Dei'. Esse  último é arrasador, emocionante e de uma sabedoria musical indescritível.

No cd, ainda temos o "Pai Nosso", outro "Credo", e mais uma "Cantata".

Não tenho como falar da música desse cd! Qualquer outra pessoa seria mais qualificada pra escrever termos técnicos bonitos, pomposos e acadêmicos.

Mas, como acredito que a música ainda seja uma arte feita para ouvir, apenas digo: Aprecie esse cd por muitas vezes porque, com certeza, será maravilhoso... Música celestial!

Procure pela obra de Stravinsky, e ouça: "Pássaro de Fogo", "Petrouchka", "História de um Soldado", "Pulcinella", "Sagração da Primavera", "Três Peças para Clarinete Solo", "Agon", "Sinfonia dos Salmos", além de outras.

Uma curiosidade: Nos filmes "Fantasia" e "Fantasia 2000" da Disney, você encontra, respectivamente, as peças "Sagração da Primavera" e "Pássaro de Fogo".

Ao ouvir Stravinsky, sinto estar ouvindo alguém que estava em profunda Comunhão com a Divina Música. É uma verdadeira dádiva poder ouví-lo.

Tenham um belíssimo Abril!

Um abração.

Michel Leme

<< Voltar