Dicas

30/5/2007
CD - BILL EVANS - SYMBIOSIS
 

Esse disco foi gravado em fevereiro de 1974, em NY. A música é uma peça em dois movimentos chamada "Symbiosis", de autoria do grande músico arranjador e compositor: Claus Ogerman.

A colaboração entre o pianista americano Bill Evans (1929 - 1980) e Claus Ogerman já havia rendido outro disco, de 1965, o belíssimo "Bill Evans Trio with Symphony Orchestra", com regência e arranjos de Claus Ogerman e composições de Bach, Scriabin, Granados, Faure e do próprio Bill Evans. Vale muito conferir.

Pra quem não sabe: Bill Evans foi um dos mais influentes pianistas; gravou no célebre "Kind of Blue" de Miles Davis; teve trios lendários como o trio com Scott LaFaro e Paul Motian; tem várias composições eternizadas como standarts ("Waltz for Debbie", "Very Early", "Blue in Green", etc.), e muito mais.

Vá atrás de sua história e discografia. Voltando ao "Symbiosis"...


O primeiro movimento é dividido em três partes; o segundo, em duas. São 40 minutos de música memoráveis: A composição é maravilhosa; os arranjos, lindos; Bill Evans quebrando tudo com toda elegância junto ao seu trio com Eddie Gomez (baixo) e Marty Morell (bateria), luxuosamente acompanhados por uma belíssima orquestra.

Um único comentário: a faixa número 04, a primera parte do segundo movimento, é bonita de doer! Mas, mais uma vez, não vou cair na bestira de descrever o cd, procure-o e aproveite. Procure também por outros trabalhos de Bill Evans e também do Claus Ogerman. Garantia de pura beleza musical!

Valeu!

<< Voltar