Dicas

28/4/2009
INDIAN NIGHT LIVE, STUTTGART '88: RAGA MALKAUNS - HARIPRASAD CHAURASIA, ZAKIR HUSSAIN
 

Neste mês, recomendo um CD que ouço muito freqüentemente e que revelou-me o mestre do bansuri (flauta de bambu com seis furos do norte da Índia) Hariprasad Chaurasia. Seu parceiro nesta gravação (e em várias outras), o virtuose da tabla Zakir Hussain, é bem mais conhecido no ocidente por fazer parte do grupo ‘Shakti’ com o guitarrista John McLaughlin.

O CD traz duas faixas: "Raga Malkauns: Alap, Jod und Jhala" e "Raga Malkauns: Gat in Rupaktal und Teental". A primeira faixa dura pouco mais de 27min; a segunda, pouco mais de 30min. Isso quer dizer que este trabalho nobre está longe de ser "lounge" ou qualquer outro título ou proposta imbecis; é música profunda, que requer tempo e dedicação por parte do ouvinte. Depois disso, desfruta-se dos benefícios - atributo das verdadeiras disciplinas.

A primeira faixa é a mais meditativa, apenas com Hariprasad Chaurasia e um tanpura fazendo o ’drone’ (recurso que estabelece o tom de uma peça, ou trecho dela, com uma nota ou um acorde tocados continuamente). O belíssimo som produzido no bansuri por Hariprasad Chaurasia, sua impressionante expressão e sua habilidade como improvisador são coisas indescritíveis.

A segunda faixa tem Zakir Hussain à tabla, trazendo à tona o (porque não dizê-lo) ’swing’ e o fogo do virtuosismo dos dois improvisadores. Resumindo, o "bicho pega" em vários momentos!

É notável a maneira com a qual cada motivo musical é desenvolvido (nada está ali por acaso) e como esta música tem a capacidade de mudar o ambiente.

Tem vários outros discos de Hariprasad Chaurasia com Zakir Hussain por aí, juntos ou tocando com outros mestres da música indiana. E, como toda cultura que tenha real valor, esse material é muito pouco divulgado. Cabe a nós o garimpo, como sempre.

Abraço,
Michel

<< Voltar