Dicas

5/11/2005
CD - ART TATUM - THE COMPLETE CAPITOL RECORDINGS
 

O pianista Art tatum (1909-1956) foi um gênio. Nascido em Ohio (EUA), cego de um olho e parcialmente cego do outro, é descrito por muitos como o maior pianista de jazz que já existiu.

Suas primeiras influências foram pianistas como Fats Waller e James P. Johnson, dedicou-se também ao estudo da música clássica. Existem gravações dele desde 1933!

A influência de sua música é enorme e está presente em pianistas como: Oscar Peterson, Thelonious Monk, Bud Powell, Jaki Byard, Herbie Hancock, e muitos outros.

Realmente, ouví-lo é uma experiência! Harmonias maravilhosas, frases inacreditáveis, uma técnica realmente assombrosa, swing e idéias rítmicas idem...

Aliás, uma coisa que sempre é enfatizada quando se fala em Art Tatum é a sua inigualável destreza no instrumento. Considero isso uma parte do todo, porque, passado o 'susto inicial', o que se ouve é um monumental improvisador/ arranjador, indo pra lugares maravilhosos em suas interpretações dos standarts.

A música nesse álbum foi gravada em sessões de 1949 e 1952; é um cd duplo onde 20 músicas são números solo, e, a partir da metade do cd 2, Tatum toca com seu trio, com o guitarrista Everett Barksdale e o baixista Slam Stewart. No repertório, vários clássicos como "Willow weep for me", "Tenderly", "Lover", "Makin' whoope", "Sweet Lorraine", "Out of nowhere", etc.

Tenho esse disco há uns oito anos e é sempre e (cada vez mais) chocante ouví-lo!

Tem vários outros cds de Art Tatum por aí: várias coletâneas, séries como "The Tatum Group Masterpieces" e "Solo Masterpieces", etc. Como digo sempre: vá atrás!

Ouvir a música de Art Tatum é essencial, transformador e emocionante.

Abração!

Michel Leme

<< Voltar