Dicas

5/12/2005
CD - OS AFRO-SAMBAS DE BADEN E VINÍCIUS
 

Belíssimo disco de 1966, com oito composições da parceria Baden Powell / Vinícius de Moraes, dessa vez utilizando os temas do candomblé.

Baden Powell foi à Bahia e conviveu 'nas internas' do candomblé uns dois anos antes. Depois, ele e Vinícius de Moraes se trancaram e compuseram muito, inclusive material que foi parar em outros discos. Na contracapa tem um texto muito bonito do Vinícius de Moraes falando disso e muito mais.

As músicas: Canto de Ossanha, Canto de Xangô, Bocoché, Canto de Yemanjá, Tempo de Amor, Canto de Pedro Preto, Tristeza e Solidão e Lamento de Exú. Melodias que ficam na cabeça logo de cara, inspiração bruta!

Os arranjos e regência são do maestro Guerra Peixe, e, como não poderiam deixar de ser, perfeitos. Tem também uma bonita e importante participação do Quarteto em Cy.

O clima do disco é único, a sonoridade é linda, a forma como tudo foi tocado e orquestrado também. A coisa é realmente séria, do começo ao fim.

E, pra variar, Baden Powell quebrando tudo! Quer ouvir 'levada de samba' no violão? O que é aquilo!!!! Maravilhoso.

Procure esse disco, seja em cd (parece que tem numa caixa que saiu com vários discos do Baden Powell) ou até em vinil! Vale muito garimpar! 

Bem, a próxima dica é em Janeiro! Então...

Desejo a todos: Saúde, Paz, muita Música e um felicíssimo 2006!

Deus os abençoe. Abração!

Michel Leme

<< Voltar